quarta-feira, 10 de março de 2010


Se me perguntassem se voltaria a usar franja, como à quase três anos atrás, eu diria que não.

Num momento de frustração desloquei-me de forma ingénua à pior cabeleireira da cidade (digo isto com toda a certeza), ainda convicta de que ela era realmente muito boa, pois a rapariga que ia comigo afirmou isso mesmo. Viu-se, claro.
Quando lá cheguei informei-a que queria um corte diferente e original. Sim, naquela altura um corte que envolvesse mais de 5cm de cabelo a cair no chão já era um corte "radical" para mim.
Disse-lhe, inocentemente, que preferia não saber o que ela me ia fazer, que a decisão ficava nas mãos delas.
Quando acabo de proferir estas palavras, lá veio ela sem demoras contra o meu cabelo. Fecho os olhos escassos segundos e quando os abro já tinha a dita à frente dos meus olhos prontinha para me fazer a franja.
Quase que morri.
Quase que tive um ataque cardíaco.
Só ouvia os risinhos irritantes da minha amiga que por mais que quisesse não se conseguia controlar.
Uma nano-lágrima surgiu-me no canto do olho.
Não bastava ter-me feito franja como no final ainda deu uns "retoques" e que belos retoques! Agarrou na tesoura e foi fazer "biquinhos" na minha franja. Se eu já não gostava antes deste toque final, deprimente por sinal, depois fiquei a odiar.
Parecia que tinha a franja em triângulos!
Pronto, uma franja tudo bem. Agora, uma franja em triângulos NÃO!
Só me apeteceu saltar-lhe para cima e rapar-lhe o cabelo.
Se antes quase que morri, a partir daqui morri mesmo.
Ainda teve a lata de me dizer "desculpa, não saiu bem como eu esperava".

Mas após este pequenino precauço lá me habituei à bicha. Hoje, quando vejo uma franjinha fico logo solidária para com essa pessoa e nutro um certo carinho.
Até porque os melhores anos de secundário foram passados com uma pseudo-franja, que depois lá ficou uma franja normal. Normal como quem diz, que depois quem passou a querer cortar-me a franja foi a minha mãe, e sobre este assunto eu prefiro nem falar.

Há uma certa nostalgia. Ainda.

Sem comentários: